O Open Source é um tipo de distribuição no qual o programa é um freeware e o seu código-fonte também disponível para download, também conhecido com SOFTWARE LIVRE.
Entende-se por código fonte o código em alguma linguagem de programação no qual o programa foi desenvolvido. Desenvolvedores poderão utilizar este código, readaptando o software de acordo com suas necessidades, mas essa readaptação deverá sempre ser distribuída nos mesmos padrões. GLP (GNU Public Licence) é o formato padrão dos softwares. Open Source foi criado pela OSI (Open Source Iniciative) respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto. Não se trata de modelo anticapitalista ou anarquista, mas de uma alternativa ao modelo de negócio para indústria do software, modelo este, colaborativo de produção intelectual que oferece um novo paradigma ao direito do autor.
Código objeto ou arquivo objeto é o nome dado ao código resultante da compilação do código fonte. Normalmente, o código fonte é formado por uma sequência de instruções no formato especificado por alguma linguagem de programação. Para cada arquivo de código fonte é gerado um arquivo com código objeto, que posteriormente é "ligado" aos outros, através de um linker, resultando um arquivo executável ou biblioteca.
Qual a importância desses conceitos na hora de controlar o desenvolvimento de um sistema automatizado?
A escolha de software é fundamental para direcionar o posicionamento da uma organização, sendo que os sistemas operacionais gerenciam a utilização de todos os recursos de hardware.
As licenças de uso de alguns sistemas operacionais limitam e comprometem o crescimento das empresas. O software livre é uma solução para esse embate.
Batutinha & Mema
Há 14 anos
0 comentários:
Postar um comentário