Qual a importância para as organizações das redes sociais atualmente em uso na internet? Cite casos específicos




Não é de hoje que as organizações buscam explorar as potencialidades da internet para interagir com seus clientes. O que chama a atenção é a proporção que ultimamente essa estratégia vem tomando. A grande maioria das empresas, em maior ou em menor proporção, estão sendo levadas por uma exigência do mercado a utilizar essa ferramenta de comunicação para desenvolver ações voltadas para o marketing, divulgação de seus serviços, pesquisas de satisfação junto ao cliente, e planos de fidelização e apresentação de novos produtos dentro da grande rede.

Redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, LastFm, SecondLife são exemplos que estão cada dia mais presentes no cotidiano das empresas,sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Um estudo feito por uma consultoria americana indica que cerca de 70% das 100 maiores empresas do mundo possuem ações voltadas diretamente para as redes sociais na internet. No início, a Internet era vista apenas como mais um meio de comunicação para que a empresa pudesse divulgar seus produtos, e hoje ela alcançou outro patamar, pois a Internet desfruta do status de ser considerado o meio de comunicação mais livre e mais democrático. Por isso, as empresas não a consideram apenas como uma estratégia de marketing, hoje ela vem alcançando um lugar de destaque principalmente no que se refere ao diálogo entre a empresa e seus clientes e também na relação cliente-cliente. Monitorar o que se diz na web é um dos pontos cruciais de um negócio, segundo Pedro Resende, proprietário de uma agência focada em redes sociais, “independente da vontade de uma empresa, as pessoas vão comentar sobre elas na rede, para o bem ou para o mal. Quem quiser sair na frente terá de entender as regras do jogo fazendo com que prevaleçam os comentários positivos”.

E partindo dessa lógica que empresas como AMBEV e Pão de Açúcar montaram equipes voltadas às redes sociais, destinados a divulgar seus produtos e também interagir com seus clientes.

Na AMBEV, tudo começou quando a empresa resolveu experimentar uma nova estratégia para divulgar dois de seus produtos, a cerveja Skol e o Guaraná Antarctica. Para atingir um público de 18 a 35 anos,a companhia passou a criar filmes animados e divulgá-los no Youtube, como o de um dragão fazendo embaixadinhas que se transformava no jogador Ronaldo, Só no primeiro dia, 400 mil pessoas assistiram a peça publicitária, com isso a AMBEV decidiu montar uma equipe destinada somente a monitorar e divulgar suas marcas nas redes sociais.

Outras empresas também tiveram a mesma atitude e passaram a desenvolver estratégias voltadas para as redes sociais, como Phillips, Sony e Nike, que mantinham lojas virtuais no SecondLife. O grupo Pão de Açúcar, também montou sua equipe voltada para as redes sociais, um exemplo mais dinâmico foi o que aconteceu com um cliente que recamou no Twitter sobre a falta de um produto em uma loja do supermercado Extra, poucos minutos depois um funcionário respondeu dando uma satisfação sobre o motivo da falta e indicando em qual unidade encontrar. Logo o cliente postou uma mensagem elogiando o atendimento.

As redes sociais sem dúvida, possibilitam uma forma da organização interagir com seus clientes e também de divulgar seus produtos, cabe a organização não se tornar alheia a essa nova tecnologia e tirar proveito para fortalecer a sua marca junto ao mercado.


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Equipe formada por alunos do 5° semestre do curso de Administração-UFBA. Integrantes: Sulane Ribeiro, Daina Lima, Maria Oliveira e Milena Calaça e Thales Sobral

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Ambiente virtual de aprendizagem da Disciplina: ADM203 - Informática Aplicada à Administração, ministrada pelo Professor João Dias de Queiroz.